Resenha (e sorteio!) - O amor nos tempos do ouro, de Marina Carvalho

18:16:00

Resultado de imagem para o amor nos tempos de ouroO amor nos tempos do ouro
Editora: Globo Alt
Autora: Marina Carvalho
Comprar:  Saraiva / Amazon / Americanas / Submarino



         Sinopse:    Ambientado no século XVIII, o novo livro da mineira Marina Carvalho é uma história de amor ousada e tocante que se passa durante o período colonial no Brasil, resultado de meses de pesquisa por parte da autora, que se declara fã de História. Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais.

Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si.

Com o cuidado precioso com a linguagem, que é característico dos romances de Marina Carvalho, e construindo de forma detalhada cada um dos personagens, bem como o cenário e o contexto social da época, O amor nos tempos do ouro apresenta um enredo sedutor, cativante e que serve como espelho para os anseios dos jovens contemporâneos que estão prestes a chegar à fase adulta.


      “Meus amados e saudosos papa, maman, Pierre e Jean,
Como é possível ne sentir tão morta, ainda que meu coração insista em me contradizer a todo momento? Porque Deus permitiu que eu permanecesse viva depois de tirar-vos de mim? ”
            Cécile cresceu livre na França. Sempre dona de seu próprio nariz, a francesa fez tudo o que sempre quis: brincava com os irmãos, tomava banho no lago... E sempre sonhou em se casar por amor.
            Todos seus sonhos vão por água abaixo quando ela perde toda a sua família e se vê sendo obrigada a vir morar no Brasil. E o pior de tudo, sendo obrigada a casar com um homem que não ama, pelo contrário!
Fernão sempre fez trabalhos para os grandes mineradores. Esse era somente mais um deles Ele levaria a francesa Cécile, ainda fragilizada pela morte da família e inconformada com o casamento arranjado por seu tio, até Euclides da Cunha, altamente poderoso na Vila Rica.
            O que ele não esperava era que Cécile fosse o oposto da francesinha mimada que ele imaginava. E ao longo dos dias de viagem, vemos dois jovens se permitindo enxergar a ambos como o são.
Fernão, mesmo que sem querer, vai mostrando à Cécile que é possível sim viver, mesmo sem sua família. Ao passo de que ela mostra a ele, o amor. Vemos então uma Cécile apaixonada pelo “homem quase selvagem, cujas atitudes não seguem princípios senão os dele mesmo”.  Enquanto que Fernão se sente confuso perante os novos sentimentos, que teimam em ir contra todos os princípios que um dia teve.
Minha opiniao
            Já tinha lido um livro da Marina Carvalho a um tempo e amei. Este não foi diferente. Além da capa linda, a fonte usada nas partes do diário também são maravilhosas!!!
            Podemos perceber, ao longo do livro, todo o estudo histórico feito pela autora, para que ela pudesse retratar com a maior semelhança possível a relação dos senhores e escravos, quilombos e tudo mais. E, na minha opinião, foi bem feito (se algo está errado, ela já começa se desculpando!).
            É bem fofo ver como Cécile e Fernão vão se dando bem, mesmo que ambos tentem fingir que nada está acontecendo. Um positivo do livro é que a autora deixa bem claro, ainda mais em Cécile, o quanto é contra a escravidão.
            Cécile é uma personagem forte, durona e cheia de princípios. Pouco se importa para as convenções, tanto que faz amizade, ainda no caminho a casa de seu noivo com o Aikin, um dos muitos escravos de Euclides. E logo depois, faz com Hansan e Mallikah.
            A leitura é leve, ela tentou deixar o português em um meio termo com relação ao atual e o da época. 




a Rafflecopter giveaway

You Might Also Like

20 comentários

  1. Eu adoro romances de época, comecei com Os Bridgertons, passei por A promessa da rosa, então fui para a série Perdida e finalmente comecei a ler Jane Austen.
    Só posso dizer que esse gênero encanta qualquer leitor. É o melhor estilo de romance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo!! Ainda não li a Jane Austen, mas já tenho o exemplar :D

      Excluir
  2. A capa realmente é maravilhosa e a história parece ser fantástica. Sua resenha me fez querer ler ainda mais este livro. Não vejo a hora.

    Grande beijo.

    porpaginasincriveis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou começando a ler romances de época mas este parece bem interessante, quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem legal!! :D

      Aproveita e participa do sorteio!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu amoooo os livros da Marina, ainda não li esse, mas depois dessa resenha com certeza lerei.

    Beijoooos

    Parabéns pelo blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thata!!

      É o segundo livro que leio dela e já estou querendo ler seus sucessos!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Não conhecia autora e obra. Mas amei desde a capa, premissa do livro e resenha.
    Valeu a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Márcia!

      Que bom que gostou! Participa do sorteio :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi! Adoro a escrita da Marina e fiquei bem feliz em ter autografado este livro na bienal. Eu ainda não o li, coisa que quero fazer por estes dias.Legal o protuguês ter ficado de acordo com a época.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que máximo. A acompanho pelas redes sociais, mal posso esperar para ver a Marina de pertinho <3

      Ela tentou deixar de uma forma que mostrasse que não é o atual e nem ficasse muito ruim para lermos.

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, poxa, não sou muito chegada em romances de época, mas já comecei gostando dessa capa e pela sua resenha, percebo que a história vai além do romance e foca na questão da escravidão que é bem interessante, além dessa preocupação da autora em pesquisar o momento histórico para retratar com fidelidade a época do livro. Gostei. Vou anotar essa dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Fico feliz que tenha gostado. Aproveita e tenta o sorteio. Vai que ganha haha

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Marina, mas só leio resenhas positivas. Esse livro tem uma capa linda e a sua resenha chamou minha atenção! Com certeza vou participar da promoção. Vai que eu tenha sorte né hehe Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma ótima história. Nunca li nada da autora, mas como sou apreciadora de livros ambientados no século XVIII, já estou interessada. Ainda mais por se passar no Brasil.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei a resenha. Gosto bastante de livros de época, acho que iria curtir a leitura. Já vou anotar a dica ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Adorei a sua resenha, não conhecia o livro, mas ele é o tipo de livro que eu gosto muito.
    E aproveitando que estou aqui, vou participar do sorteio também né haha

    beijos
    Mayara Milesi
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lea
    Amei essa capa, que lindaaa! Essa premissa é bem cativante. Romance é um dos gêneros que menos leio, mas eu curti muito esse principalmente por ser histórico. Amo!

    O blog é lindo!

    Beijos, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Uhuuuulllll ganheeeeiiii .... \o/

    Ansiosa pelo livro, depois dessa resenha lindaaaa então, nem se fala <3

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Most Popular