Resenhando: Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

by - 21:32:00



Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Eleanor & Park conta a história de dois jovens, diferentes em muitos aspectos, que se apaixonam pela primeira vez.
Park é mestiço, descendente de irlandeses e coreanos, fã de histórias em quadrinhos e que adora ouvir músicas com seus fones de ouvido.
Já Eleonor, por sua vez, possui cabelos cacheados bagunçados e bem ruivos, que se acha acima do peso. Além disso, possui uma família problemática: o pai não se importa com ela e os três irmãos, a mãe é submissa ao padrasto (de quem ela não gosta). Sendo uma família grande (ela possui 4 irmãos, além do padrasto e da mãe), ela acaba usando roupas masculinas.
O livro começa com Eleanor voltando a morar com a mãe e começando o ano letivo em uma nova escola. Apesar de relutante ela entra no ônibus e se vê com problemas para achar um lugar, já que ninguém queria a garota “grande e esquisita” por perto. Contrariado, Park acaba permitindo que ela se sente ali a “15 cm de distância”.
E por semanas essa rotina do ônibus se repete (na ida e na volta da escola) sem que os dois conversem. Até que ele percebe que ela lê seus gibis junto com ele. A partir daí, Park vai demorando mais tempo na leitura, empresta seus gibis e aos poucos os dois se aproximam.
Eleanor & Park foi o primeiro livro que li da autora Rainbow Rowell e posso dizer que gostei bastante da forma como a leitura flui bem rápido e na maneira como ela consegue nos passar o drama dos dois de forma que fica impossível não se cativar com o jeito fechado de Eleanor e o carisma de Park.
O final é um pouco diferente do que imaginamos, mas é especial. E já estou com vontade de ler mais livros da autora.

E vocês, já conheciam? Tem vontade de ler?

Beijos!

You May Also Like

0 Comments