Resenhando: livro A Vadia, de Gislaine Oliveira

by - 23:03:00


A Vadia
Autora: Gislaine Oliveira
Formato: Ebook
Comprar: Amazon

Sinopse: Esta não é uma história de amor comum, destas que você está acostumado a ler. Existe a menina boazinha? Sim! O menino bonzinho? Sim! A menina invejosa que quer separar os dois? Claro! Então o que é que esse livro tem de tão especial? Você já vai descobrir.

Esta história não será contada por um narrador desconhecido, nem pelo casal apaixonado. Contrariando todas as expectativas dos românticos de plantão, quem contará a história será ela: A Vadia.

Apresentações não serão necessárias. Você já conhece A Vadia. A garota alta, loira, peituda e fútil. Ela é a rival, a arqui-inimiga da garota tímida e do bem por quem o cara se apaixona. A piranha que dá em cima do mocinho e que também abandona um namorado só porque ele é pobre.

Você já conhece esta trama. Mas deve saber que toda história tem dois lados. Você já conhece um. Agora vai conhecer o outro!



Um pouco da história

É, todo leitor assíduo conhece bem um lado da história: o do "mocinho"! Nos romances, você bem sabe quem é. Aquele casal que sempre quer ficar junto e sempre tem alguém para atrapalhar. Em muitos casos, chamamos a pessoa que atrapalha de vadia. Mas será que ela realmente é? Ou conhecemos direito sua história?

Samantha nasceu no mesmo dia que seu melhor amigo Luís Henrique. Enquanto ela é loira, alta e com olhos azuis, Hique é negro. E por conta de sua cor, ele sofre muito racismo por parte dos outros estudantes. Mas pensa que isso afastou Sammy dele? Pelo contrário! A pequena Sammy sempre foi bem decidida sobre o assunto e sempre apoiou sem amigo, mesmo que isso significasse se isolar na escola. 

E ela conviveu bem com isso, por antes anos. Ela se apaixonou por ele e até conseguiu engatar um namoro de um ano, mas não deu muito certo. Hique terminou com ela e pouco tempo depois já estava de namorada nova. Com o namoro, eles acabam brigando e se afastando. Lucas, um jovem bem preconceituoso do colégio, se aproveita da situação e tenta dar em cima de Sammy. Ela, claro, recusa. E aí Sammy ganha o apelido de Vadia, mesmo não sendo.

A partir daí acompanhamos a história dessa jovem, que passa a sofrer bullying, mas ao contrário de muita gente, consegue não se importar. Vamos descobrir então como ela vai lidar com esse bullying, com o afastamento do melhor amigo e a nova situação na qual se encontra. 

O que achei?

A Vadia é aquele livro que todo mundo deveria ler. Não somente por ele ter aquela leitura que flui rápido (li em um dia) e te faz rir. Mas porque a Gislaine traz a tona a questão da igualdade de direitos femininos, LGBT e negro. 

"É incrível como as pessoas parecem se ofender pelo fato de você ser o que é. Se você é homossexual, gordo, negro... Então elas simplesmente agem como se sua existência fosse um insulto."



Sammy constantemente levanta esses questionamentos. Porque Hique pode arranjar uma namorada pouco tempo depois de terminar com ela e ficar por aí mesmo? Enquanto que ela por somente sair com um cara, faz aumentar os boatos de que ela é uma vadia? 

Ou porque nossa opção sexual importa tanto? No fim das contas, se tem amor não é o que mais importa? Porque temos ser destratados só porque somos negros? Ou brancos, amarelos ou azuis! O que importa é sermos nós, de verdade e por inteiro. 

O quanto um casal ignorar um filho pode ser saudável para sua criação? Será que é certo? Não ligar para o que o filho come, se está doente ou não?

Enfim, A Vadia é aquele livro em que você vai conhecer mais um lado da história. Será que os "vilões" que conhecemos são realmente assim? Quantas vezes julgamos uma pessoa sem nem mesmo conhecer o seu lado da história?

Admita! Você alguma já deve ter cometido esse erro. Mas vai persistir nele?

Os personagens são bem construídos e cada um traz uma peculiaridade.
- Sammy é a jovem determinada, defensora dos direitos. É quem mais nos passa as lições do livro.
- Marcos é um jovem que foi excluído por muito tempo e agora, com as novas amizades, vai explorar melhor sua opção sexual (não vou dar spoiler!).
- Melinda é uma jovem com problemas familiares e até conhecer Sammy não impoe suas opiniões.
- Hique é um jovem que enfraqueceu 16 anos de amizade, por conta de um namoro. Chegando a duvidar da indole da garota com quem cresceu!

E ainda tem muito mais! Cada um contribuindo de alguma forma para a trama.

Te convido a conhecer esse outro lado e ver que nem tudo pode ser como pensamos. :)

Beijos!


You May Also Like

8 Comments

  1. Lê, minha lindona <3 <3 <3
    Já agradeci pela resenha, mas agradeço aqui novamente <3
    Muito obrigada mesmo. Pelo carinho, pela amizade, pela parceria.
    Fico muito feliz que meus garotos (e principalmente minha garota hahah) tenham te encantado <3
    E já disse que essa foto é a coisa mais linda do mundo né?
    Um beijão http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gis!

      Que nada! Seus livros me agradam de verdade :) Te desejo muito sucesso e criatividade :P

      Beijos!

      Excluir
  2. Sou super curiosa para ler esse livro da Gi, me parece super interessante e envolvente, até porque, pelo pouco que me parece, é uma história que já vi acontecer na vida real :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Monique!

      Isso posso te garantir: sem dúvida já aconteceu na vida real!

      Beijos

      Excluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    Estou doida para ler esse livro da Gislaine!! Acabei de ler Sonhos de Rita e me apaixonei! Preciso comprar a Vadia para ler logo!!
    E meninaa, você mora na mesma cidade que eu! olha que legal :DD

    Seguindo aqui!
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamara, tudo bem e com você?

      Que bacana que moramos na mesma cidade! Sonhos de Rita está na minha lista de próximas leituras, espero amar tanto quanto à vadia :D

      Beijos

      Excluir
  4. Seu blog é lindo, parabens. Amei a resenha.

    Beijos Ariane
    Seguindo o blog se puder retribuir Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir