Lê & filmes: crítica de Estrelas além do tempo

by - 11:11:00


Oiiie cinéfilos queridos, como vão?

Hoje vamos falar um pouquinho de um filme que fez um baita sucesso ano passado! Eu só consegui ver agora #antestardequenunca 

Estrelas além do tempo conta a história de três mulheres negras que batalharam e agora estão trabalhando na NASA. Apesar da grande mente analítica que as três apresentam, no período da segregação racial (no qual se passa o filme), só lhe restavam o trabalho de computadores humanos. 

Ainda não tinha ouvido falar desse trabalho e fiquei horrorizada. Como assim? Os "computadores humanos" nada mais era que mulheres que digitavam números em uma calculadora ou datilografavam os trabalhos dos engenheiros. 

Até que, no auge da Corrida Espacial, a NASA se vê obrigada a ir atrás de uma pessoa que soubesse um tipo muito específico de cálculo. E dentro do prédio inteiro, a única que sabia era Katherine Johnson (Taraji P Henson). Então ela se muda para a sala junto de muitos engenheiros. Brancos. Eles a olham torto, a tratam mal, mas ela permanece firme. 

De suas cenas, uma que me marcou é a seguinte: no prédio onde ela trabalhava não havia "banheiro de negros" e o chefe de seu departamento foi até o prédio "negro" e destruiu a placa. E sua frase (parafraseando): não existe mais essa diferença de banheiros. Nossos xixis são iguais. Não admito que perca quarenta (quarenta!) minutos de trabalho só para ir ao banheiro. 

Foi uma cena que me marcou por que mostra um episódio (dentre tantos) contra a segregação racial. É triste ver que Mary Jackson (Janelle Monae) vai até a biblioteca da cidade buscar um livro que a ajudaria no trabalho e é expulsa. E para que ela tivesse o livro ela foi preciso roubar. 

Ou Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) que precisa recorrer à Justiça para que tenha o direito de estudar engenharia. E talvez o mais tocante de tudo isso seja saber que essas três mulheres existiram. E fizeram esses brigas!

E a NASA - e o mundo - devem tanto a elas! Cada uma recebeu uma homenagem na empresa. 



O filme é tocante e atual (infelizmente). É triste saber que tantos anos já se passaram, mas algumas das discrepâncias contadas no filme ainda se acontece. Ainda entramos em uma sala de engenharia (em quase todos os cursos) e vemos praticamente só homens. Vemos poucas mulheres. E negros? Menos ainda!

Mas é na persistência da luta que mudaremos essa realidade. Uma outra frase que me marcou foi: uma mente de engenheiro, deveria fazer engenharia. Não desista. Eu também achei que não estaria aqui. Meus pais sofreram no Holocausto, eu sou judeu. Mas consegui. (parafraseei, então perdoem se não for exatamente assim). 

Estrelas além do tempo tem grandes atores, uma histórica marcante e uma fotografia linda. Acho que todo mundo deveria assistir e refletir nessas lições. Super indico!

E vocês? Já viram? Gostaram?

Beijos!


You May Also Like

23 Comments

  1. Já ouvi falar imenso desse filme e estou cada vez mais curiosa para ver! Acho muito interessantes este tipo de temas!
    Beijinhos,

    A Maiazita | Back to School 2017 Giveaway

    ResponderExcluir
  2. Tema importante e bem atual. Mesmo que a época na qual o filme se passa tenha ficado para trás, ainda convivemos com racismo e sexismo na nossa sociedade. Parabéns pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!

      Sofremos - e muito! Infelizmente!

      Obrigada!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Não assisti mas esse é filme aborda muitos temas importantes e o mais rápido possível irei vê-lo...espero que esteja no catálogo da Netflix...obrigada por trazer essa maravilhosa resenha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!

      Ele tem no Telecine Play :) Espero que goste!

      Beijos

      Excluir
  4. Acho sensacional quando eles pegam personagens reais e transformam em história ♥ Infelizmente hoje em dia ainda tem muito disso da segregação. As pessoas se importam mesmo com a cor da pele ou com a opção sexual dos outros, e isso é péssimo, é desgastante. Mas, em contrapartida, é lindo ver que existem pessoas em meio as outras que percebem isso e que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Kelly!

      Também adoro!! Concordo completamente!

      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do filme, acredita? Fiquei super afim de assistir, a história me pareceu super empoderadora e a sua crítica foi incrível!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse filme está na minha lista de preciso ver e ler tua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de conhecer está história. E realmente é uma pena ver que apesar de tantos anos terem se passado algumas coisas ainda não mudaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie

      É uma pena mesmo! Espero que goste do filme!

      Beijos!

      Excluir
  7. infelizmente ainda existem essas diferenças entre cor, raca, sexo... mas tenho fe que um dia isso mudará, o filme eu ainda não tinha ouvido falar, mas me interessou muito, obrigada oela dica 😉😘

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar desse filme, rs
    Mas gostei de saber onde um filé fala um pouco mais sobre a representatividade de mulheres negras em outras épocas.
    Vou procurar esse filme urgente!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar desse filme mas super adorei essa resenha. Adoro ver filmes sobre raças e descriminação pois aqui em Portugal, a gente já passou essa fase, mas em muito lado ainda há muita desigualdade! Boa sorte com o seu blog!
    Meu blog: http://fatiialex.blogspot.pt/?fref=gc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie!

      Obrigada Fatima!! Infelizmente é uma realidade que atinge muitos lugares ainda :(

      Beijos!

      Excluir
  10. Eu amei esse filme, amei a força delas e a persistência <3 <3 além de lutarem contra o machismo, também lutaram contra o racismo!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  11. Não assisti a esse filme, apenas li o livro e confesso que precisei fazer várias pausas por raiva, emoção. Foi terrível pensar nas pessoas e suas cores, suas realidades limitadas pela diferença. Somos tão estúpidos, pequenos, imaturos e quando penso que vamos evoluir um pouco, algo acontece (como a questão do trabalho escravo no Brasil) e tudo volta a ser mais do mesmo. aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Lunna!

      Acredite, dá a mesma vontade ao ver o filme. Ainda não entendo como podem se ligar a fatos pouco importantes como a quantidade de melanina na pele. Porque essa é a unica diferença entre brancos e negros (na minha opinião) e se quer saber ainda acho que eles se saem melhor nisso..

      Certa vez li em algum lugar a seguinte frase (parafraseada): o mundo evoluiu tanto tecnologicamente e ainda discutimos se um grupo merece ou não respeito. Isso mostra que embora estejamos construindo os mais complexos experimentos, ainda somos atrasados.

      Beijos!

      Excluir
  12. É um filme bom e muito interessante, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Taraji P. Henson neste filme. Eu gostei e você? Me surpreendeu a atriz. Seu trabalho é excelente como neste filme. Sigo muito os filmes com Taraji, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. A vi recentemente em Proud Mary, foi um dos melhores taraji p henson filmes, e recomendo, o êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Foi o meu filme preferido.

    ResponderExcluir