Do agenciamento de autores aos ebooks: saiba tudo por trás da empresa Increasy

by - 11:18:00


Oie queridões, como vão?

Há um tempo fiz um post sobre o processo de ilustração de livros (podem conferir aqui), hoje trago para vocês uma entrevista bem bacana que fizemos com a equipe da Increasy, que trabalha principalmente com o agenciamento de novos autores. Se você não conhecia o serviço, é uma ótima oportunidade!

Esse post é mais da série onde entrevistamos diversos profissionais que estão no ramo literário e que contribuem, de suas formas, para o exemplar que temos acesso. 

Obrigada por terem aceitado! Vocês poderiam nos contar um pouco sobre como surgiu a Increasy?

Nosso trabalho com mercado editorial começou como um hobby para todas nós, através dos blogs literários e do contato como consumidoras. Com a experiência, recebemos alguns convites para fazer análises críticas, e fomos desvendando um novo aspecto do livro. Nos apaixonamos por isso, e pela oportunidade de poder auxiliar o autor no processo produtivo, e buscamos nos especializar na carreira.

Quando a ideia de profissionalizar isso surgiu, abraçamos todas e decidimos abrir a Increasy, focando no autor nacional e na ideia de ser uma base ao autor desde o principio do processo produtivo, e não apenas na parte comercial.





A Increasy é uma empresa de consultoria literária formada por profissionais experientes e dedicados à qualidade, com foco na prestação de serviços para autores e grupos editoriais.





Um dos trabalhos que a Increasy oferece é o agenciamento de autores. Como funciona?

Agenciamos, no geral, autores em que apostamos muitos. Por esse motivo, um dos métodos de seleção da Increasy é a análise crítica: através de uma crítica completa do trabalho em voga do autor, podemos medir seu grau de maleabilidade para trabalho e seu potencial de superação.

Nestes nomes apostamos, trabalhamos o livro completamente, debatemos carreira e foco com o autor e só então apresentamos para a editora. Muitas pessoas nos questionam por cobrarmos essa análise inicial, como se essa fosse nossa cobrança por agenciamento. Mas não é: o que fazemos é cobrar o serviço de análise. Tudo que engloba o agenciamento (retrabalho do livro, preparação, revisão para apresentação às editoras, trabalho comercial) é remunerado à Increasy somente no sucesso.

A revisão de um livro é um dos cuidados mais importantes que o autor pode ter com sua obra. E vocês o fazem. O que vocês analisam neste momento?

Tudo! A história é funcional? O ponto de vista está correto? O personagem está bem construído, cenário bem fundamentado? O leitor consegue entrar na história? É preciso uma leitura sensível?

Isso quando falamos de uma revisão estrutural. Mas também fazemos revisão ortográfica.

O que é e qual a importância do coaching para autores?

É unanime para os nossos autores o quanto o coaching os fez crescer como autores. Trabalhar com uma crítica direta, com um olhar externo durante o processo produtivo, é engrandecedor e, muitas vezes, um pouco assustador, mas permite que pequenos erros e desvios durante a escrita sejam corrigidos em sua base.

E é o processo enriquecedor para o próprio coach também.

Você poderia dizer uma (ou mais de uma) situação bacana que ocorreu à vocês por conta da empresa?

Durante a Bienal do Livro do Rio estávamos com uma mesa para atendimento à editoras, negociações, etc. Recebemos um feedback muito legal do nosso trabalho durante esses encontros, que são super comuns em feiras como Frankfurt, mais ainda novos por aqui.

No último dia, decidimos abrir alguns minutos para receber autores que quisessem nos apresentar seus portfólios e projetos, em um rápido pitch. O retorno foi tão grande e gostoso que já estamos pensando como e quando realizar novos pitchs

E qual (is) o (s) desafio (s) que vocês mais enfrentam neste ramo?

Quebrar a barreira de que “gente que vem de blog não pode profissionalizar” foi complexo, mas hoje a receptividade é muito maior, e o tempo é o melhor aliado para esse tipo de problema.

O que diria para alguém que deseja entrar nesse ramo de consultoria literária?

Paciência. Não pense em um retorno rápido, imediato. Roma não foi construída em um dia, uma carreira, qualquer carreira, também não vai ser.

Coloque tudo em contratos, leia e releia cada proposta mil vezes. E tente controlar as expectativas (nós tentamos até hoje!).


Sabia que os livros: "Livro de marcar livros" e o "livro de marcar filmes" são projetos da empresa junto com a Verus? 
Nestes livros você pode anotar seus leitores/filmes atuais ou ter acesso a listas repletas de dicas bacanas, além de outras atividades interativas. 


Bom pessoal, espero que tenham gostado da entrevista! :D 

Beijos!


You May Also Like

0 Comments