Viagem: turistando pelo Bosque do Alemão

by - 20:51:00

Foto retirada da Internet

Hey queridos! 

Estreiando nossa coluna de Viagem, trago para vocês algo bem a cara da blog: livros!! Durante uma parada em Curitiba - PR, aproveitei para conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade e entre eles estava o Bosque do Alemão. 

A área fica localizada no Jardim Schaffer, onde no final do século XX a familia que deu nome ao bairro era responsável por uma leiteira famosa. O bosque é uma homenagem à cultura Germânica, que é uma das grandes influenciadoras na cultura atual curitibana. Ali temos:

"-  Oratório de Bach - réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que existiu no bairro do Seminário- que abriga uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e sanitários.
-  Torre dos Filósofos, uma torre com 15m de altura que, como os outros dois equipamentos, possui estrutura em troncos de eucalipto. Descendo a torre, chega-se ao Caminho dos Contos, uma trilha no interior do bosque que conduz o visitante à outra extremidade no ponto mais baixo do terreno.
-  Casa da Bruxa (ou Casa de Contos), que é um espaço reservado para desenvolver o interesse pela leitura no público infantil.
-  o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla que, construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul, representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. A varanda utilizada na réplica é a original."

Casa da Bruxa - foto retirada da Internet


Logo que cheguei me deparei com a trilha "João e Maria" e fiquei intrigada. Fui seguindo a trilha até chegar à Casa da Bruxa. Como peguei bem no horário da apresentação, a mesma estava bem cheia, tanto de crianças quanto adultos. 

A Casa da Bruxa é uma Biblioteca Municipal que conta com contação de histórias às quartas feiras até domingo, três vezes ao dia (11, 14 e 16 horas). Com direito à caracterização e um espaço bem lúdico, tudo ali foi feito para prender a atenção dos ouvintes. 

Após a leitura dramatizada, somos convidados a percorrer à trilha (fiz o processo inverso, mas okay) onde o final da história é contado por meio de painéis de azulejo.  





O que eu gostei dessa atividade é que além de incentivar o interesse pela leitura, ela faz com que as crianças (que são o publico principal) criem um apego também à natureza, mesmo que involuntariamente, uma vez que é necessário fazer uma trilha. 

A trilha não é difícil, então é um passeio bem tranquilo. Outro fator interessante é que tanto o Bosque do Alemão quanto as atrações internas são gratuitas. E para quem é turista, isso é ótimo!!

Para mais informações do local, você pode acessar o site da prefeitura aqui



Algum de vocês já conheceu o local?

Beijos!

You May Also Like

0 Comments