Conhecendo o gênero literário... Steampunk!

by - 17:50:00

Foto retirada da internet

Hey queridos!

Alguma vez você pegou um livro e estranhou seu gênero? Isso já aconteceu comigo algumas vezes e hoje eu trago para vocês o que eu aprendi sobre o gênero Steampunk. A primeira vez que eu vi o gênero foi ao ler Alma? (que até resenhei na ultima edição da revista). 

Tudo começou na literatura. O Steampunk era um subgênero de um outro subgênero, que se caracteriza por ser histórias que englobam universos paralelos futuristas e uma tecnologia avançada demais para a época. Nesse gênero, especificamente, a tecnologia à vapor é a maior invenção humana. O que afeta até a arquitetura das cidades, sendo frequente o uso de engrenagens e estruturas metálicas. 


Foto retirada da internet

E o curioso é que a maior parte das histórias se passam no mesmo tempo: era vitoriana. Lá pelos anos de 1837 a 1901. Então apesar de serem modernas, elas não se passam no futuro, mas sim no passado. Então apesar de usarem as roupas típicas daquela época, vamos observar que o personagem terá de ter algum objeto mais "moderno". 

No livro Alma? - que inspirou essa matéria - a personagem utiliza uma sombrinha, que frequentemente utiliza como uma arma. E se observamos a capa, veremos que ela é um tanto quanto diferente da nossa. Ah, e também temos a presença da rainha e todas as implicações da Era Vitoriana. Porém, com uma pitada a mais, uma vez que temos lobisomens e vampiros. 

O subgênero ganhou ainda mais força quando saiu dos livros e ganhou as telonas do cinema (e os games!).  #bafao

Aqui vão algumas dicas de livros Steampunk #partiumaratonar
Alma? Ver mais em Amazon 
A bússola de ouro (tem o livro e o filme!) Ver mais em Amazon
Anjo mecânico Ver mais em Amazon
O circo mecânico Tresaulti Ver mais em Amazon
A corte do ar Ver mais em Amazon

E aí? Quem gostou de conhecer um pouco do gênero? 


You May Also Like

0 Comments