Descobrindo o meu nível de Inglês. Em que isso muda o meu aprendizado?

by - 21:59:00



O inglês é uma língua bem universal. Independente do lugar no nosso planeta em que você for parar, as chances de encontrar alguém falando esta língua é gigante! Por isso, aprender Inglês não é mais um luxo, mas uma questão de necessidade, principalmente se você trabalha com negócios, saúde e tecnologia, afinal, os países de língua inglesa são potências nestas áreas.



Foi pensando nesta diversidade de países e culturas, consequentemente de ensino, que a União Europeia decidiu criar uma lista com 6 níveis de inglês, a fim de padronizar o ensino do idioma. Quem costuma seguir estas classificações são as provas (temidas) Toire e outras.

Saber o seu nível de inglês te ajuda a montar um plano de estudos mais adequado, de maneira que não te desanime!

Conhecendo os níveis:

Sou A1?

O falante de nível A1 é capaz de entender e utilizar expressões conhecidas do dia a dia. Lembre-se que as primeiras expressões que aprendemos nos ajudam nisso? Good morning, Good night, Hello, Hi, Bye...
Além disso, ele também consegue produzir frases básicas, responder perguntas sobre o seu dia a dia (onde mora, quem conhece, o que possui, etc). E até consegue conversar com um nativo, desde que ele fale devagar e pausadamente.
Então, se você já tem um pouco de conhecimento de inglês e consegue se virar no dia a dia, você já é A1!

E o A2?

Ah, aqui você já entende frases e expressões básicas sobre informações pessoais e familiares, consegue fazer comprar, entender direções e até procurar emprego! Ou seja, o estudante já consegue se comunicar de maneira simples (porém mais complexas que o A1), podendo até descrever superficialmente algumas coisas.

Esses são os níveis conhecidos como inglês básico!

Quando eu sei que fui para o intermediário?

Quando conseguir atingir os níveis B1 e B2!

Será que sou B1?

O falante no nível B1 já consegue lidar melhor com o inglês. Sabe falar sobre o dia a dia, trabalho, escola, lazer... já consegue até criar textos sobre as áreas de seu interesse e até fazendo uso das descrições! E sabe o que mais? Ele também já consegue opinar, seja sobre o que deseja fazer ou em debates/discussões.
Já é um nível bem bacana!!

Passando para o B2
         
Quando este falante chega no B2, seu conhecimento de inglês permite que ele entenda textos mais complexos, podendo ser técnicos ou mais abstratos (sempre tem aquele texto que não entendemos hahah).
Também tem vocabulário para conseguir interagir com nativos com uma certa naturalidade (pode ser que por outros motivos, como timidez, você ainda não consiga, mas não tem a ver com o que sabe de Inglês!).
Ah, e claro! Já aumentou sua capacidade de argumentar, seja na fala ou na escrita.

A partir de agora, se você tiver um destes níveis, você já até pode ensinar inglês!

Meu nível é C1? Será?

Olha, aqui, você já leu, ouviu e sabe bastante sobre o inglês. E isso não envolve somente vocabulário, né? Ao longo dos outros níveis você foi estudando cultura e tantas outras coisas.
Sendo assim, sua capacidade de entender textos é tão maior que você consegue acompanhar textos longos e difíceis, reconhecendo até ideias implícitas! Você também deve conseguir se comunicar de maneira bem fluente e espontânea, sem sofrer com aqueles apagões! (Quem nunca esqueceu as palavras?)
Sabe usar seu inglês socialmente, no trabalho e na faculdade! Adequando a variedade ao ambiente. E já consegue realizar o sonho de tantos estudantes: entender o filme sem legenda!!!

C2! Já sou fluente?

Este é o nível máximo! Parabéns! Você já não tem tanta dificuldade para entender, ler ou produzir coisas em inglês! Mas vale lembrar: a língua é um ser vivo! Ela está em constante mudança, então nada de relaxar!
Aprender um novo idioma requer esforço e prática! Continue seu estudo, fale com nativos e ficará sempre com a língua bem fresquinha em sua mente!

Leu tudo isso e ainda ficou na dúvida?
Separei alguns sites que oferecem enquetes para saber seu nível! Boa sorte <3

https://www.cambridgeenglish.org/pt/test-your-english/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/qual-o-seu-nivel-de-ingles-quizz/

You May Also Like

2 Comments

  1. Uma das metas para 2019 é aprender pelo menos o básico do inglês rsrs acho uma língua sensacional, porém não domino quase nada.

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Monyque, tudo bem?

      Essa é uma meta bem legal! E o primeiro passo é esse mesmo, decidir que quer aprender! Eu vou trazer em breve mais algumas dicas para aprender inglês, então fica de olho!

      Mas se quiser alguma ajuda, pode me chamar por e-mail: leatricebarros@id.uff.br :)

      Beijos!!

      Excluir