Entrevistando autores: a escritora Luisa Aranha!

by - 11:40:00


Oiie leitores, tudo bem??

Uma das coisas que mais gosto no universo dos leitores, é poder conhecer um pouquinho mais sobre os autores, que tanto nos inspiram com suas histórias... Hoje tive a oportunidade de trazer um pouco mais da autora Luisa Aranha. Já resenhei o livro dela Noites de verão um tempinho atrás. 

Vamos à entrevista?


1- Quando você percebeu que era escritora?

Perceber, perceber acho que foi em 2004 quando comecei a escrever meu primeiro livro, Amar só se ama uma vez…, mas acho que nasci escritora. Ou melhor nasci contadora de histórias. Desde muito pequena eu me lembro de criar histórias na minha cabeça e brincadeiras. Minha matéria preferida sempre foi redação. Se o tema era livre eu ficava no paraíso. E sempre mantive diários, agendas onde eu escrevia os meus dias e aventuras. Me comunico melhor através de textos do que em diálogos. Então acho que escrever é uma forma de me libertar.

2- Você escreve sobre temas bem variados, principalmente no blog. Tem algum truque especial para escolher os temas?

Eu escrevo sobre o que sinto, o que vejo e o que acontece ao meu redor. Gosto de falar sobre o cotidiano, as histórias possíveis, as realidades que nos cercam. Acho que a vida é minha maior fonte de inspiração. E a vida da gente é tão rica de coisas acontecendo que é só a gente prestar atenção para ter assunto.

Esse ano eu estou participando do desafio 365 dias de escrita da Escritor Publicado. Com isso, estou me desafiando a escrever sobre temas que são propostos. Isso é bastante motivador porque me tira da minha zona de conforto. E por enquanto tem dado muito certo!

3 - Tem alguma playlist preferida para escrever? E um lugar?

Eu escuto música a todo tempo e a minha playlist tem um pouco de tudo. Tem rock, pop, axé, indie, lambada, funk. E mais um monte de coisas alternativas. Normalmente eu penso em uma determinada música, abro o youtube, deixo ela rolar e vou ouvindo as outras que vem na sequência de sugestões deles. Funciona e nunca me decepciona.  Sexo Virtual, Amor Real eu escrevi todo ele basicamente ouvindo apenas o Bono (U2) sussurrando em meu ouvido. Aquela história era muito a cara das músicas da banda. Mas o último livro que escrevi e ainda não foi lançado, Todas as bocas que beijei (ou sonhei), tem até playlist no spotify. Porque a personagem era movida a músicas.

Quanto ao lugar… ah eu sonho em escrever numa casa de campo, com uma vista maravilhosa para uma represa e muito verde. Mas como estou longe disso, qualquer lugar é lugar. Já escrevi texto curtinho fazendo xixi em um banheiro de bar porque a ideia me veio na hora.

4 - Aah, queremos saber! Qual seu autor preferido?

Sem dúvida nenhuma Gabriel Garcia Marquez. Qualquer livro depois de Cem anos de solidão é apenas um livro. Mas preciso dizer que o autor que me influenciou a começar a escrever foi Marcelo Rubens Paiva e seu Feliz Ano Velho. Aquele livro me despertou para a vontade de escrever histórias que podem acontecer com todos nós.

5 - Você tem algum momento especial que te aconteceu depois de publicar seus livros?

Toda as vezes que alguém diz que me leu, que gostou, que escrevem uma resenha, compartilham uma frase minha, para mim é um momento especial. As alegrias estão nas pequenas coisas da vida e quanto mais você agradece por isso, mais você recebe. Neste momento, responder essa entrevista, é um momento muito especial para mim. É sinal de que alguém se interessa pelo que eu escrevo e isso me deixa completamente feliz!

6- Você tem uma profissão além de escritora? Se sim, como é conciliar as duas?

Sou jornalista, mas no momento estou me dedicando exclusivamente a literatura. No ano passado houve uma reviravolta na minha vida e depois de passar anos correndo atrás de carro, casa, grana eu percebi que estava totalmente infeliz e nada fazia sentido. Então joguei tudo pro alto e fui fazer o que eu gostava. To nessa estrada agora!

7- O que você diria para quem sonha em publicar seu próprio livro?

Não desista! Nada é fácil, mas hoje com as redes sociais e plataformas como a Amazon é mais fácil realizar esses sonhos!  Corra atrás e não pare nunca de escrever.

Rapidinhas

Uma comida: lasanha
Uma frase: Se a janela não abrir por vontade própria, a gente arromba e faz uma nova história.
Um lugar: Onde eu estou!

Redes sociais da autora: Facebook | Blog

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da Luisa. Eu adorei! Temos bastante em comum hahah
Beijos!




You May Also Like

17 Comments

  1. Que entrevista bacana, muito bem elabora, parabéns!
    Me valeu muito, pois irei procurar mais sobre a autora e sua obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei conhecer a escritora! É uma espécie de bastidores dos livros, e sempre inspiram a a escrever mais, já que escrevo poemas que não sei se irei publicar um dia rsrsrs =D
    Muito sucesso a ela e ao blog =* Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa entrevista, não conhecia essa autora antes, é muito bom saber sobre autores nacionais.. as respostas foram bem autenticas.. gostei. Beijos!
    http://www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    AMO entrevistas e fico feliz em poder conhecer mais autores dessa maneira! Acho que escrever é um dom e ela mostrou que tem.
    Parabéns pelas perguntas está bem coerente!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, que legal essa entrevista. Acho sempre interessante conhecer um pouco sobre o autor, seu processo de criação e de onde vem a inspiração deles.
    Parabéns pelo post!

    Beijos!
    http://dicas-malu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e o que inspirou suas obras, assim como as músicas que ouve enquanto escreve-as.
    Fiquei bem intrigada para saber mais sobre esse último livro que ainda não foi lançado, afinal a personagem é movida por música e quero saber quais estão inseridas na playlist!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que legal que ela se desafia a sair da zona de conforto escrevendo sobre vários assuntos diferentes.
    Não conhecia a autora e vou procurar saber mais sobre seu trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante sair da zona do conforto. Acabamos nos surpreendendo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Adorei conhecer um pouco mais sobre esta autora e seus trabalhos.Eu amo essas entrevistas.
    Beijos
    Cassia Pires

    ResponderExcluir
  9. Que legal saber um pouco mais sobre ela. Ela é mt simples gente! :)
    E isso é mt legal, saber que é gente como a gente. E como ela diz, são as pequenas coisas da vida que a alegria está!
    Bjks!
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir