Resenhando: conto O custo da Justiça do autor Leon Tolstoi

by - 10:57:00


Oii leitores, tudo bem?

Este ano comecei a participar de um projeto literário chamado "Leia mais, Brasil!", onde todo mês faremos uma leitura de um conto, de vários gêneros. Quem tiver interesse em procurar saber mais, no fim do post vou deixar todos os links (grupo do facebook, contos...). 

O primeiro conto escolhido foi o "O custo da Justiça" do autor russo Leon Tolstoi. O conto fala sobre um pequeno país onde o Rei não sabe o que fazer o seu preso. 

De maneira irônica, Leon nos fará refletir sobre a questão monetária de um país e a justiça. Um Rei cujo pensamento é: "Não se consegue palácio de pedra com trabalho honesto", diz o ditado; e o reizinho de Monado sabe que o negócio não é limpo, mas o que se há de fazer? É preciso viver; e tirar rendimento do tabaco e das bebidas também não é uma coisa bonita pode ser considerado um bom governador? 

Até que ponto é honesto de um governante usufruir e incentivar os vícios da população para benefício próprio? E pior que isso, quando pouco se tem interesse em zelar pelo bem estar da sociedade. Podemos perceber isso pela maneira como o Rei e a corte trata o prisioneiro. 


Por ser um país "pequeno", o Rei não aceitar arcar com os altos custos que a importação de uma guilhotina poderia trazer, utilizando do argumento: ele não vale tudo isso. Dessa maneira, vemos um governante totalmente alheio aos seus deveres, tentando de todas as maneiras encontrar uma solução em que ele não saia "no prejuízo". Contudo, a justiça por si só pouco foi feita, afinal o preso terminou de maneira bem melhor que tantos outros cidadães. 

Infelizmente, um conto antigo, mas tão atual. Quantas vezes nos deparamos com essa situação em nosso dia a dia, não é mesmo? Na saúde, educação, justiça... 

Super indico a leitura, bem rápida (4 páginas) mas que traz bastantes questionamentos.


Beijos!



You May Also Like

17 Comments

  1. Que história lindinha! Adoro livros assim e vou já procurar para ler e vai entrar para a minha lista! Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    História lindinha (Daniele Yui)?! Como assim?!
    Algo falando da vida de um preso e como um rei governa de forma imoral não pode ser considerada uma história lindinha!!
    Achei bem interessante a ideia do projeto e vou conferir para pensar se participo também. E realmente os problemas mesmo sendo uma história antiga, não é difícil de conseguir encaixar na nossa realidade.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço este desafio, e acho super válido, pois temos mesmo que dar mais valor aos trabalhos de nossos autores. Não conhecia o conto e estarei anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Um conto antigo, mas bem atual.
    Parece o que acontece com o nosso governo, onde sempre os governantes estão pensando no que faz bem pra eles, não pensam em bom governo pra população.

    Beijos

    http://tudojjuntoemisturado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse projeto é muito legal, me arrependi de não ter entrado, rs. Só não entro mais porque já está quase no fim do mês. Adorei saber desse conto, irei baixa-lo e ler também! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  6. Ahh que linda!Parece muito legal, vou procurar aqui para ler! Aliás, esse projeto parece ser maravilhoso, ainda não tinha visto sobre <3 Ah, seu blog é incrível, viu? Amei <3
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também estou participando de um projeto parecido! Bom, o livro parece ter um objetivo bem legal, mas não é um dos meus gêneros favoritos. Até arriscaria a ler, haha! Gostei muito da sua resenha!

    Bjos, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor mas adorei sua indicação. Beijão <3

    Ahh, adoro teu blog! <3

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  9. A leitura é bem rapidinha mesmo. 4 páginas!
    Pretendo conferir, ainda não conhecia, mas adorei a dica. Gostei bastante do projeto também.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. adoro o autor... entrei no grupo mas ainda não me organizei pra fazer a leitura...vou aproveitar que você disponibilizou o link pra ir ler...
    em tempos como esses,uma leitura desse tipo é indispensável...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  11. Adorei o desafio!
    Concordo com você... um conto antigo, mas infelizmente, bastante atual... onde vamos parar...

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Aii, parabéns pela.iniciativa. Eu estou gostando bastante de ver como tem muitos blogueiros colocando em prática os desafios. Eu mesma estou com um Desafio 12 meses literários. Está convidada também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de bem curtinho parece muito interessante. Não conhecia e fiquei bem curiosa! Adorei a foto <3
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  14. Olá
    realmente é bem rápida leitura e parece ser bem legalzinha para passar o tempo, vamos ver se eu arrisco, ás vezes é bom ter essas leiturinhas mais rápidas quando não estamos em clima de ler um livro de fato

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Primeiramente, que lindo o seu blog!
    Gostei muito das suas considerações sobre o conto. E que foto linda!
    Que seja uma experiência prazerosa participar do desafio.

    Maria
    Blog Pétalas de Liberdade
    Desafio Literário Leia Mais Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o projeto e vou falar pra minha amiga participar dele (porque eu mesmo esse ano, nem dou conta, apesar de querer muito xD). E ler Tolstói acho que é um passo grande na vida de uma pessoa, então parabéns pela coragem =). Adoro ele, como vc disse, sempre muito atual. Por isso que o cânone não o é à toa <3.

    Um beijo!

    ResponderExcluir