Romances de época e títulos nobres

by - 18:51:00



Oii leitores, tudo be?

Muitas vezes, ao pegarmos um livro em mãos e iniciarmos a leitura, nem nos damos conta de todo o longo processo até sua publicação. Que vão desde a diagramação até a pesquisa. Sim, quanto mais o autor pesquisa, mas bem detalhado e escrito sua história fica. Ultimamente tenho criado o hábito de pesquisar um pouquinho sobre os ambientes onde se passam as histórias e tenho aprendido bastante. Decidi compartilhar um pouco com vocês :) 

Nos romances de época, por exemplo, por detrás de toda a história de amor, existe os títulos nobres. Você sabe a diferença? 



Os títulos nobiliárquicos ou títulos de nobreza foram criados para estabelecer uma relação de vassalagem entre o titular e o monarca, alguns deles hereditários. No início do século XX, acabou, na maioria dos países, mesmo nas monarquias, a relação de governança e autoridade dos titulares e demais membros da nobreza perante toda a população." 

DUQUE – É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe. 

MARQUÊS: atrás dos duques, o marquês tinha amplos poderes e respondia pela administração civil e pela defesa militar. 

CONDE: atrás do marquês, compunham o conselho particular do monarca e o acompanhavam em viagens e negócios, quando exerciam função adjunta e poderes delegados pelo soberano. Nos baralhos, corresponde à carta Valete. 

VISCONDE: o Conde era tão importante que necessitava de um substituto, caso precisasse se ausentar. Sendo o visconde então um "vice-conde". 

BARÃO: O título era concedido a pessoas de destaque na comunidade pelo seu bem-sucedido desempenho profissional. 

Espero que tenham gostado!

Beijos!


You May Also Like

12 Comments

  1. Olá!
    Eu confesso que não sabia a ordem dos títulos e foi muito legal você fazer esse post pois agora vou saber a ordem de cada um. Amo Romance de Época e saber mais dos costumes da sociedade naquela época é muito bom.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não fazia ideia de qual era mais importante do que o outro huahua, e nunca cheguei a procurar, na verdade. Agora algumas histórias parecem se encaixar melhor na minha cabeça huahua

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Bru!

      Que bom! hahahah Fico feliz que gostou do post e te ajudou, de alguma maneira :)

      Excluir
  3. Oi Lê.

    Eu adorei sua postagem porque eu tenho poucos livros de romance de época e também sei muito pouco do gênero, mas tenho muita vontade de aprofundar mais nele. Essa ordem que você mencionou foi uma novidade e com certeza ajuda a saber melhor a população que participa das histórias.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oiee Lê ^^
    Li o título do post e já olhei para as minhas coleções de RE...haha' os danados têm uma prateleira na estante só para eles ♥ Demorei um pouco para me situar nos títulos, mas aprendi com Julia Quinn (primeira autora de RE que eu virei fã)...haha' Mas acho que me confundi um pouco, achava que o Conde vinha depois do Duque...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie!

      Atrás dos Duques, mas os Condes tem tanta importância que acho que meio que fica no mesmo patamar hahahahah

      Menina, adoro Julia Quinn! Preciso ler mais dela :)

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá! Bem legal o post, realmente é interessante saber mais sobre esses títulos da nobreza. Conhecia alguns, mas outros que são menos falados eu não sabia. Acho legal também a hierarquia das forças armadas, muitas vezes a gente se perde na leitura entre coronéis, capitães, tenentes, etc. Fica aí meu pedido de post hahahah!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah! Vou fazer! Obrigada pela ideia!! :)

      Eu não faço a minima ideia dessa hierarquia!

      Beijos!

      Excluir
  6. Nossa eu AMEI esse post! Leio muitos romances de época e nunca tinha parado para fazer essa pesquisa. É muito informativo, vou citar nas minhas postagens sobre romances de época!

    Blog Prateleiras da Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Fe!

      Que bom que gostou! Bem curioso, né? Pode usar à vontade!

      Beijos

      Excluir