Lê e filmes: Ele está de volta

by - 09:54:00


Ele está de volta

Data de lançamento: 9 de abril de 2016 diretamente para TV (1h 56min)
Direção: 
Gênero Comédia
Nacionalidade Alemanha

Hey cinéfilos! Como vão?


A dica de hoje é o filme Ele está de volta (tem disponível na Netflix e Youtube). O conheci através da dica de um professor - em ano de vestibular começamos a assistir vários filmes desta maneira, né? -  e acabei achando que seria válido discutir um pouco aqui sobre seu enredo. 

Sobre o filme
Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.


Minhas impressões

O filme ele é meio dramatúrgico e documentarista, ao mesmo tempo. Durante as filmagens, o ator que fazia Hitler e sua equipe saiam pelas ruas da Alemanha, entrevistando os moradores - para falar sobre o que eles pensam sobre diversos aspectos da sociedade - e foi constatados dados alarmantes. Quase todos os entrevistados reagiram bem ao conversar com "Hitler" e de certa maneira, até apoiavam. 

'"Eu não me elegi sozinho. Confiaram em mim para conduzir o país, pois Eles (a sociedade alemã, no caso) tem os mesmos princípios que eu''

Quando "Hitler" diz a frase acima, no filme, podemos constatar uma realidade cruel. Sendo o representante um espelho da comunidade, quem estamos apoiando ultimamente? Recentemente temos visto muitas pessoas se utilizando de discursos de ódio para culpabilizar a minoria de algum problema. E quando se trata de políticos, o número é bem preocupante. 

O filme traz à tona a crítica de como podemos abrir "espaço" para este tipo de discurso. Hitler fazia discursos extremista na rede televisa e chega a conquistar a maioria da população, no filme. E na Internet, ganhava ainda mais força! 

De maneira humorística, Ele está de volta te fará refletir sobre questões como discurso de ódio e fundamentalismo. 

Trailer

Quem aqui já viu?


You May Also Like

2 Comments

  1. Oi Lê! Adorei a indicação! Eu não conhecia o lançamento e o tema abordado no filme é super atual (Brasil que se fale, não é?!). O reflexo da sociedade é visto por seus representantes e vice-e-versa. Anotei para assistir na Netflix depois, fiquei curiosa!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Admito Lê que quando vi a capa desse filme dei aquela velha enrugada no nariz e julguei pela capa, pensando lá vem mais um filme sobre as atrocidades desse nazista! Mas lendo sua resenha percebi que o filme tem uma sacada BEM diferente do que eu sequer imaginava e gostei muito de como é abordado um tema tão atual - alôu Brasil? - vou colocar na minha listinha do netflix para ver, obrigada por mudar o conceito da Amanda aqui rs


    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir