Diário Bienal: de Ziraldo ao hot!
Oiie queridões, como vão?
E já se passaram alguns dias desde o começo da Bienal. O coração começa a ficar apertado por saber que a maior feira literária vai acabar... #saudades
Foto oficial Bienal |
Bate papo com Ziraldo
Ziraldo era aquele autor que eu conhecia suas obras. ouvia falar, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. E finalmente eu consegui! Assistir seu bate papo foi perceber o quanto a nova geração lê. Mesmo que regadas a tecnologia, com o auxílio dos pais teremos grandes leitores.
Ovacionado. Foi assim que Ziraldo foi recebido na manhã de sexta feira. Em um bate papo regado a gritos - da criançada - e a muita risada, o autor/cartunista contou um pouquinho sobre como está sendo envelhecer e como conciliar isso com suas obras.
Um dos pontos que mais vale ressaltar de seu encontro, foi um momento em que ele disse sobre a desvalorização da literatura infantil. Sobre como muitos autores - muitas vezes - desmerecem tal literatura, como se a mesma não tive grandes impactos na formação moral dos futuros cidadãos de nossa comunidade.
Que fique a reflexão: será que você respeita e incentiva os autores de livros infantis?
Curiosidades sobre Ziraldo
1. Coleciona máquinas de escrever (e as utiliza até hoje). Computador não é com ele!
2. Acorda às 10 horas da manhã e trabalha até o corpo pedir sossego! #quemnunca
3. Prefere desenhar ou escrever à noite, pois, segundo ele "os invejosos dormem e a vida fica mais leve".
4. Desenhar (trabalhar com a arte) - segundo ele - é um privilégio. É através de sua arte que ele dá vida à coisas que não existiam antes.
5. Ele costuma começar seus livros pelos textos.
Bate papo com as autoras Nana Pauvolih e Bya Campista
Eu só queria dizer que a Amazon está arrasando nesta Bienal. Todo dia temos uma mesa de bate papo com autoras incríveis!
Nana Pauvolih |
No domingo, dia 3, foi a vez das autoras calientes Bya Campista e Nana Pauvolih, fenômenos na plataforma Amazon. No bate papo elas contaram um pouco sobre como o KDP influenciou em suas carreiras.
Para Nana, foi a chance de largar seu emprego. (Parafraseando) Nana sempre gostou muito de ler. Aos 11 anos, teve seu primeiro contato com os livros dos gêneros (bafão: ela leu escondido!) e sentiu que era esse o seu futuro: escritora de romances eróticos. Aos 15, ela começou a escrevê-los. Cansada do trabalho como professora de história, ela decidiu colocar seus livros em uma plataforma online. No dia seguinte, 6 pessoas haviam lido o primeiro capítulo e pedido o segundo. (Ela disse que é grata à essas pessoas até hoje!). Quando ela começou a lançar seus livros na Amazon, tinha milhares de pessoas a seguindo. Hoje, ela tem 20 livros publicados na plataforma e alguns em físico.
Bya Campista |
Bya Campista concilia o trabalho burocrático de cartório com a arte de escrever. (Parafraseando) Quando ela decidiu mostrar seu livro para alguém, ela imprimiu as páginas e deu a uma amiga dizendo que tinha encontrado na internet. Sua amiga gostou tanto que a pressionou para dizer onde tinha encontrado, e foi aí que Bya acabou dizendo que ela quem tinha escrito. Colocou na Amazon e se tornou um sucesso. Da sua família, quem mais lê suas obras é sua avó paterna (que apesar de estranhar no início, hoje adora).
Para ambas, o contato e o retorno dos fãs é fundamental. Elas sempre estão se comunicando, principalmente por grupos no facebook. Os links são: Nana e as nanetes e Bya Campista escritora.
Logo mais trago mais novidades do que estou vivenciando na Bienal!
Beijos!
6 Comments
Olá Leatrice, pelos seus comentários parece que esses dois bate papos foram bem bacanas *-* Queria tanto poder estar participando dessa Bienal Ç.Ç
ResponderExcluirOiie Jess!
ExcluirForam sim! :) Uma pena que não pode participar
Beijos
Olá!
ResponderExcluirQue legal sua publicação. Eu fiquei triste por não conseguir ir à Bienal dessa vez. Mas, vendo os comentários dos blogs eu acabo me sentindo mais perto do evento.
Beijos
5 O'clock Tea
Oiie Mi!
ExcluirEu acho isso bacana! Essa semana teremos mais matérias assim :)
Beijos!
Que legal esse post infelizmente ainda não tive contato com esses autores pessoalmente mas com certeza acho muito importante...esse evento é ótimo para ter esse tipo de experiência bjs
ResponderExcluirSimmM! Fico feliz que gostou do post!
ExcluirBeijos