109 anos de Machado de Assis!

by - 12:14:00




Oiie queridões! Como vão?

Vocês sabem que sempre que eu recebo uma notícia legal eu trago para vocês e sexta feira recebi uma que me animou bastante!

Não é novidade para ninguém (bom, espero que não seja!) que Machado de Assis é um dos maiores autores nacionais. Além de grande autor, foi um homem que lutou contra a própria filosofia da época, o Determinismo. Negro, pobre, canhoto, gago e epilético. Essas são alguns dos empecilhos que de acordo com o Determinismo deveriam garantir a ele poucas glórias. Maas, eis que estamos aqui, mais de um século depois de sua morte, ainda encantados com suas obras. 

Base: Amostra (5.012) – Escritores mais conhecidos
"Uma existência, além da morte", como assim escreveu Euclides da Cunha no dia 30 de setembro de 1908 no Jornal do Commercio sobre o falecimento de Machado de Assis, no dia anterior. 

"Presente em diversas listas de provas de vestibulares e estudado pelos alunos das escolas do Brasil, Machado de Assis também é citado na 4a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e aplicado pelo Ibope Inteligência – como o autor mais conhecido entre os entrevistados, ficando à frente de Monteiro Lobato, Paulo Coelho e Jorge Amado. Machado aparece em segundo colocado na pesquisa, atrás apenas de Monteiro Lobato, também no quesito escritores de quem os entrevistados mais gostam."

A Editora do Brasil, em homenagem ao autor, lança uma coletânea de contos adaptados para HQs, pelas mãos do ilustrador Francisco Vilachã. Nesse livro teremos os “Missa do galo”, “Conto de escola”, “O espelho” e “Umas férias”. Eles serão intercalados por trechos de outros gêneros textuais do autor. 

Nem preciso dizer que fiquei curiosa para ter em mãos essa edição. Já faz um tempo que venho alimentando o desejo de reler suas obras, e em quadrinhos pode ser interessante. Quem ficou animado? 

Beijos!








You May Also Like

10 Comments

  1. Oi Lê! Que legal cara, não sabia que já completavam 109 anos dele. Achei muito legal a ideia de colocar os contos adaptados em HQ's, quem sabe assim as pessoas olhem com um olhar menos duvidoso do que temos da Literatura clássica brasileira. Lembro que torcia o nariz pra ele e para tantos outros na época da escola, mas depois que fui entender o contexto da época em que eles estavam e o quanto que eles lutaram para defender seus ideais.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Hanna!

      Isso aconteceu comigo também. Acho que as escolas querem tanto inserir os clássicos em nossa vida que esquecem o fato de que não temos idade para entendê-los, na maioria dos casos.

      Espero que as HQs ajudem nisso!

      Beijos

      Excluir
  2. Que interessante essa notícia jamais imaginei que fizessem algo do tipo...revistas em quadrinhos são bastante didáticas e agradam vários públicos creio que a novidade possa dar certo bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo Machado de Assis. As histórias dele sempre me fazem pensar e quanto mais releio, mais questões aparecem. Acredito que é uma fonte incrível de crescimento.
    Acho muito legal essas adaptações para HQ. Acredito que assim o texto pode chegar a um novo público. E quem sabe essas pessoas possam procurar o original, já que não vão ter mais o rótulo em mente de que "Clássico é chato".
    Muito bom o post.
    Beijos
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Ana!

      Também estou torcendo para que isso aconteça!! Vai ajudar a abrir os horizontes de várias faixas etárias!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu lia muito na época da escola, hoje em dia não acompanho mais, mas se fosse em quadrinho já me interessaria muito mais ❤

    ResponderExcluir
  5. Amo as obras de Machado de Assis e fiquei muito entusiasmada com a essa renovação de uma literatura que muitos consideram pesadas e tem preguiça de ler.Com certeza vou procurar esta versão atualizada!!!Grande Beijo!

    ResponderExcluir