Lê & filmes: Lar das crianças peculiares
Hey, cinéfilos!!!
Depois de muito tempo de enrolação (por n motivos) eu finalmente consegui assistir o filme baseado no livro Orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares. Eu já esperava diferenças - a começar pelo título do longa - mas me deparei com muitas coisas diferentes e que sim, me incomodaram.
(nota da blogueira: a alteração do nome nunca me incomodou de verdade porque, admita, o nome do livro é gigante e às vezes da um nó).
O filme (e o livro) contam a história de Jacob Portman que acabou de perder seu avô. De uma forma muito estranha. Como consequência, ele acabou passando a ter diversos pesadelos com os monstros que seu avô tanto lhe contou histórias. Com medo de o filho estar enlouquecendo, o pai de Jacob viaja com ele até a ilha próximo ao País de Gales, onde foi o orfanato onde Abe (avô de Jake) morou.
A ideia era que Jake percebesse que as histórias de Abe eram fantasiosas e assim se recuperasse. Maas, como nada nesta vida acontece como planejamos, Jake acaba conhecendo todas as crianças das quais ouviu seu avô falar. E vivendo com eles uma aventura para salvar o mundo peculiar.
Uma das primeiras grandes mudanças foram as próprias peculiaridades. Emma e Olive tiveram suas peculiaridades trocadas. Ok, até aí tudo bem. Afinal, para que o filme tivesse um fim foi necessário essas mudanças (os livros compõe uma trilogia).
Estamos falando de Tim Burton e a fotografia do filme não poderia estar mais linda! Teve uma cena em especial que os efeitos me lembraram muito de seus outros filmes.
O único ponto que me incomodou foi a maneira como trouxeram os etéreos. Nos livros, sentimos uma carga bem pesada, eles são mais malvados. O filme - acredito que para pegar uma classificação indicativa menor - infantilizou-os. Achei que as piadas e facilidade em lidar com eles possa ter tirado um pouco da essência que Riggs nos apresentou.
Houveram algumas outras mudanças que não curti muito, mas ai soltaria spoilers #naoqueroconfusaonoscomentarios . Se você leu o livro, provavelmente vai se sentir levemente frustrado, caso não, pode até ser que goste :)
Bom, não deixem de dizer para mim o que acharam!!!
Beijos!
2 Comments
Eu assisti o filme primeiro, AMEI, li o livro depois, e AMEI! Achei incrível todas as adaptações e como a história foi contada. Tem alguns pontos que eu prefiro o livro, e outros que me fazem preferir o filme, porém, não consigo escolher um! Achei ambos trabalhos com aspectos ótimos!
ResponderExcluirCheiro de Pipoca
Oiie Vi!
ExcluirInfelizmente não consegui ver assim. Achei o filme meio bobo em alguns momentos :(
Beijos