Palavreando: Desabafo

by - 11:29:00

Foto reprodução

Desabafo

Era uma manhã tranquila de sexta feira, pós feriado. O céu estava levemente nublado, como que ainda acordando e a cidade ia acompanhando esse ritmo. Parece que sempre depois de uma pausa há uma relutância em voltar à ativa.

Por muito tempo ela se questionou sobre o trabalho. Entre fazer o que ama (mesmo que ganhe pouco) ou fazer o que dá mais dinheiro. A escolhida foi fazer o que se ama. Porque na tormenta que sua vida sempre foi, ela só conseguia pensar em trazer mais pontos de felicidade. Era o que bastava: ser capaz de se olhar no espelho e dizer que era feliz. E ela sempre acreditou que ao fazer o que se ama, muito mais acontece. 

E nessa manhã, em especial, ela fora convidada para falar sobre o que mais amava para uns jovens, de realidade dura e distante da sua. E o desafio foi aceito e ela foi. Passaram três dias, mas os jovens não saem de sua cabeça. Ela falou, falou. Mas sentiu que tinha que escrever sobre eles e tantos outros. Aqueles que sonham, mas tem dificuldades em realizá-los, principalmente por conta de onde vivem. Aqueles que já pensaram em desistir porque a vida é cruel demais. Aqueles que queriam ser diferentes. Aqueles que queriam. Querer. Tantas coisas e nada ao mesmo tempo. Paz. Amor. Oportunidades. Ajuda. Carinho. Ser. Voz. Vistos. Querer...

E ela quis poder fazer mais do que fez. Mas há um vão entre o querer e poder. E pouco pode fazer mais do que incentivá-los. E talvez eles um dia vejam esse texto, talvez não. Mas o mais importante é falar sobre eles. Sobre aqueles que muitos gostam de "fingir não ver". 

Existem batalhas, querido colega. Duras e difíceis. Porém não desista. Erga sua cabeça e lute, o máximo que conseguir. Esperança. Nunca a perca. Todos devem ter o direito à educação, ao amor e às oportunidades. Então lute por elas, mesmo que o "mundo" ao seu lado tente te calar. Sua voz é o seu poder. Use-a. 

E saiba que não está só. Essa luta é sua, é minha e de muitos outros. Juntos, somos mais fortes. 


Leatrice Barros


You May Also Like

0 Comments