Resenhando: Nunca olhe para dentro, autora Amanda Agatha Costa

by - 10:46:00




Nunca olhe para dentro

Autora: Amanda Agatha Costa
Páginas: 610 páginas
Comprar: Amazon (disponível no Kindle Unlimited)

Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.


Hey queridões, como vão?

Começamos uma resenha com um dos meus quotes favoritos deste livro (vou fazer um post só de quotes, porque gente, tem vários!). 

"Você é especial, assim como suas memórias sempre serão. Não as deixe desaparecer. Olhe para dentro e repita comigo: Guarde cada uma. Ame todas elas"

Para Betina tudo ao seu redor pode ser traduzido por cores. Alegria, medo, tristeza, amor... Transformar essa sua visão em uma obra de arte era uma de suas atividades favoritas até aquele dia. Aquele em que ela fora morar a tia, depois de perder os pais em um acidente de carro, aos oito anos. E o que era para ser um momento de reconforto, acaba se transformando em longos anos de sofrimento. 

Sua tia a detesta (sem que Betina consiga encontrar um motivo) e faz de tudo para levar a negritude em que vive para o universo de Betina. Parar de pintar foi somente uma das consequências. Ao viver ali, Betina passou a viver em função de querer descobrir quem foi o causador do acidente de seus pais e a busca pela justiça. 

Mais de dez anos após do acidente, quebrar o vínculo com a memória de seus pais nunca foi possível. Nunca olhe para dentro se tornou um de seus lemas mais fortes. E na busca da liberdade e da conclusão de sua graduação, nossa "amarelinha" vai ter que enfrentar e aprender que olhar para dentro pode ser bom, como sua mãe acreditava. E que nunca podemos desistir de nossas cores. 



Nunca olhe para dentro é um livro forte e emocionante porque ele aborda perdas, dos mais variados tipos. As vezes podemos estar ao lado de uma pessoa e ao mesmo tempo tão longe. Outras vezes podemos ter nossos desejos usurpados de nós. Ou até mesmo a liberdade. Tem momentos também em que perdemos alguém fisicamente. E tudo são perdas. 

Vai falar também daqueles que mais deveriam nos dar amor e na verdade não o fazem. E dependendo, fazem coisas piores. A violência não precisa ser física, na verdade a psicológica pode doer bem mais. 

No livro os capítulos são narrados em primeira pessoa por Betina, o que faz com que sintamos bem sua dor (ou alegria). NOPD poderia ter tudo para ser um livro carregado (por tantos dramas que traz), mas a Amanda conseguiu dosar bem com os momentos alegres. Com os amigos de Betina, quem seria 100% infeliz? 

A escrita da autora é fluida e te prende do início ao fim, é daqueles livros que você sai marcando váaarios trechinhos #adoro. Contém drama, romance, comédia... E lembre-se: "você é especial, assim como suas memórias sempre serão. Não as deixe desaparecer. Olhe para dentro e repita comigo: Guarde cada uma. Ame todas elas". 

Não tenha medo de olhar para o passado, por mais dolorido que você possa achar que vá ser. São aquelas memórias que fazem de você o que é hoje. Não tenha medo. E sim, você é especial. Todos somos. Não aceite menos que isso. 

Bom, pessoal, espero que tenham gostado da dica de leitura! Já conheciam?

Beijos!



You May Also Like

4 Comments

  1. Achei amorzinho demais, a mensagem principalmente. Tenho boas memorias que nao quero mesmo esquecê-las, fico feliz em lembrar.
    Mas só em versão digital? Sou tiazona nessas horas :( Mas desejo tudo de bom para a autora e desejo um dia ler pois achei tudo muito linod
    Bjo grande floooor

    http://cariocadointerior.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Priscila!

      Poxa, infelizmente sim. Mas quem sabe com a boa aceitação que está tendo, ele não chega em físico?

      Beijos!!

      Excluir
  2. Amei a resenha, Lê! Obrigada por ter olhado para dentro da história junto com a Betina ♥

    ResponderExcluir