Precisamos falar sobre Empoderamento feminino: livro VACAS

by - 21:16:00


Hey queridões, como vão?


É um fato. Vivemos em uma sociedade machista, que a todo momento tenta oprimir a voz das mulheres. E é nesse clima que Dawn O'Porter nos apresenta o livro VACAS (nem toda mulher quer ser princesa). Ele vai contar girar em torno de três mulheres, diferentes entre si, mas que terão suas vidas unidades por conta de um acontecimento em especial. 

Tara sente na pele a dificuldade que é trabalhar em uma produtora de TV (ter a sua carreira bem sucedida) e ser mãe de uma menina de seis anos. Ora, ela bem sabe o quanto é ruim ouvir as "piadinhas" do trio de chefes e ainda encarar o olhar acusatório das outras mães. Elas deveriam apoiá-la, certo? 

Stella é uma mulher que já teve suas perdas e não soube lidar muito bem com isso. (Não deve ser nem um pouco fácil). E ainda tem o fato do fantasma de uma certa doença que não para de atormentá-la. E talvez isso já esteja afetando seu relacionamento. E nessa crise, ela levanta a questão: qual o meu legado para o mundo?

Cam, por sua vez, pode dizer que é bem sucedida. Okay, okay. Sua mãe e suas irmãs não conseguem entender esse desejo enorme que ela tem de não ter relacionamentos sérios e nem filhos. Ora, Cam só quer viver e aproveitar a vida que seu trabalho lhe permitiu. E mostrar para suas seguidoras do blog que está tudo bem em ir contra as regras que a sociedade lhe impõe.


Americanas | Amazon

Eu gostei da forma como a autora interligou a história dessas protagonistas. Para nós, sempre tão conectados, é uma história como várias que já vimos. Mas, vem aí o "X" da questão: quantas vezes você se perguntou o que acontece com a pessoa que virou aquele meme? Que teve sua privacidade exposta sem consentimento? 

E Dawn também puxa questões como a liberdade sexual entre os gêneros. Porque se a mulher pega mais de um homem ela vira vadia? Porque essa diferença? Porque uma mulher não pode ter o direito sobre sua vida e seu corpo? Se ela não quer ter filhos e sim uma carreira, ela pode! Se ela quiser os dois, pode também! Se ela só quer ser mãe, ta tudo bem também. A questão é escolha! Todo mundo deveria ter a liberdade (afinal não temos livre arbítrio) de tomar suas decisões sem que o mundo venha questionar. 

E a até a escolha do título é interessante. Sendo você, leitor (a), mulher ou não, quantas vezes presenciou momentos em que a mulher era vista somente como um "pedaço de carne"? Sem falar nas outras comparações, mas paro aqui para que leiam #valeapena

VACAS é um livro divertido, forte e cheio de frases motivadoras. Ou posts gigantes da Cam, mas vale a leitura de cada linha hahah #nãopulem A narrativa é alternado nas três personagens e dessa maneira fica possível entender as angústias e anseios de cada uma. 

Eu quis chorar algumas vezes, de tão dura que é a realidade. Mas em outras tive que rir. Definitivamente é aqueles livros meio "montanhas russas" de emoções. A capa dele foi algo que me chamou a atenção logo de cara. Shiu! Nem toda mulher quer ser princesa, qual o problema? Não calem-se meninas!

Definitivamente, um grande achado do ano! E vocês, já tinham ouvido falar?

Beijos!


You May Also Like

6 Comments

  1. Achei o nome do livro interessante e claro legal o questionado ta mulher ser vista como um pedaço de carne. Um livro com protagonistas femininas tem tudo para ser interessente.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho todas questões super válidas e super super importantes, principalmente nesse momento que a gente tá vivendo por aqui! Inclusive, esse é um dos motivos que fez eu me interessar pela leitura de VACAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie

      Fico muito feliz em saber do seu interesse! Espero que aproveite e aprenda com a leitura :D

      Beijos

      Excluir
  3. Acho a ideia do livro sensacional e o tema bastante atual. Fico feliz em saber que os temas são bem trabalhados.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir