Palavreando: Comecei Letras... e agora?

by - 12:26:00


Hey queridos, como vão?

Já estou indo para a terceira semana da faculdade de Letras e já tenho tanta coisa para contar para vocês! Hoje posso dizer que fiz um curso da área de exatas (era de Engenharia) e agora curso um da área de humana e as diferenças são gritantes. Não somente na estrutura dos cursos, mas na maneira como o mundo os enxerga. 

Ora, quem nunca ouviu a frase de que ser de Humana é fácil? Pois bem, engana-se quem pensa isso! Acredito que as duas áreas me exigem da mesma maneira e ainda vejo a Engenharia como algo mais mecânico. Entende-se um conceito e o pratica várias vezes. (Talvez entendê-lo exiga um pouco mais). 

Porém em Letras, pelo menos (e imagino que nas outras se dê semelhantemente), eu tenho uma carga enorme de textos técnicos a serem lidos, confrontados e debatidos. (Todos!). E ainda preciso associar os nomes dos autores entre si. Agora imagine isso em mais de uma matéria. 

Então, não é tão simples... É preciso tempo, dedicação e tanto esforço como qualquer matéria. Mas porque o desrespeito? Três semanas já tem sido o suficientes para sentirmos na pele o preconceito com uma carreira de Licenciatura. A desvalorização dos professores já é sentida enquanto somos estudantes e questionados de para que fazer letras, você não conseguiu passar em outro curso... 

Sim, eu fazia Engenharia. Mas eu sai porque senti que precisava fazer algo mais. Talvez pensar sobre o que lia, entender mais das paixões que tenho (livros, por exemplo)? Ou quem sabe, nunca diga nunca, transmitir um conhecimento? 

Ser professora nunca foi um sonho para mim, por não achar que tenho uma didática boa e não saber se conseguiria. Mas a vida nos mostra tanto... E sim, hoje dou aulas particulares e é tão bom o sentimento de ver seu aluno progredindo, aprendendo algo que lhe era um desafio. 

E porque Letras? Ora, existe algo melhor do que entender um livro? Ou ainda, entender o mecanismo de comunicação entre as pessoas? (Estou gostando bastante dessa matéria). Existe algo que nos une, eu e você, neste momento: a linguagem. E se você está lendo esse texto, é porque no mínimo já se questionou sobre o curso. 

E se você ama ler, línguas, livros, ensinar... Talvez esse curso seja para você!

You May Also Like

2 Comments

  1. Letras era a minha segunda opção, mas acabei indo pro Jornalismo. Na verdade queria fazer bacharelado e não licenciatura, mas eu não conseguiria trabalho facilmente na minha cidade ou na região, pois é no interior do estado =/
    Acho lindo esse curso e fico feliz que tenha ingressado nele, e concordo quando diz que tem muuuuitos textos para ler, no Jornalismo é assim também e é a parte que menos gosto, pois os textos geralmente tem uma linguagem difícil, mas sei que faz parte da vida acadêmica HUHAUHSHUA

    Desejo muito sucesso nessa nova fase e que dê tudo certo!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie Mo!

      Também fiquei em dúvida entre Jornalismo/Letras/Publicidade. Mas passei direto em Letras e dei uma chance e to adorando. Apesar dos textos difícies (ainda não são todos rs), os temas me agradam bastante :)

      Sucesso para nós!

      Beijos

      Excluir